Manifestações Culturais

carnaval

Carnaval de Jaguaripe – Foto: Vai Bahia

Jaguaripe, assim como todo o Recôncavo Baiano é muito rico culturalmente, desta forma é que durante todo o ano acontece em todo o município diversas manifestações culturais que já fazem parte da vida de todos os jaguaripenses. Sorte para os visitantes que podem conhecer e participar de todo este encanto.

As Manifestações do Recôncavo

No Recôncavo encontramos uma grande diversidade de atividades religiosas, artesanais, artísticas e de sabedorias ancestrais, que embora sofrendo ameaças de “folclorizaçao”, são expressivas na pluralidade étnica dessa região. Percebem-se aqui a marca dos mais variados aspectos culturais, presentes na arquitetura, língua, nas artes, destacando-se as danças africanas e a capoeira. Na culinária, as influências dos antepassados deixaram de herança deliciosos pratos, como o acarajé, vatapá, e o beiju.

As festas que mais se destacam são o São João, realizado em vários municípios da região, e o Carnaval de trios elétricos, realizado na cidade de Salvador, e o de Mascarados em Maragogipe e Cabaceiras do Paraguaçu, entre outros. O Samba de Roda é um exemplo da preservação da cultura africana, ligado ao culto dos orixás e caboclos, trazendo fortes características da cultura portuguesa, que é encontrada nos instrumentos, no caso na viola, no pandeiro e na língua utilizada nas canções.

Ainda relacionado às danças do Recôncavo, podemos destacar o Maculelê, que acontece todo dia 2 de fevereiro e tem seu grande destaque em Santo Amaro da Purificação e Cachoeira. Sua origem é contestada por vários estudiosos, alguns afirmam se tratar de uma dança indígena, outros de luta negra. Já o Grupo de Bonecos da Casa da Cultura Américo Simas é um representativo da cultura local e nacional. Além disso, é relevante mencionarmos o Bumba- meu-boi, Burrinha, Mandús etc.

Outras manifestações como a capoeira, candomblé, irmandades religiosas, a exemplo da Boa Morte em Cachoeira, revelam o forte sincretismo religioso existente no Brasil, no qual cultos católicos são unidos aos de religiões africana, muito naturalmente. A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte está entre as confrarias mais antigas do país. Surgiu nas primeiras décadas do século XIX, possivelmente por volta de 1820, na Igreja da Barroquinha, em Salvador, de onde, anos mais tarde migrou para Cachoeira, respondendo, atualmente, pelo endereço Rua 13 de maio. Sua dinâmica que perpassou séculos e gerações e ainda está em atividade, também pode ser compreendida como um rico legado cultural, uma vez que transmite às novas gerações parte de seus conhecimentos, história, tradição e costumes, sendo um elemento identitário mantenedor da memória coletiva.

Não podemos deixar de abordar aqui a importância do São João este comemorado em toda região Nordeste. Considerada a festa que divide o ano, tem seus festejos realizados intensamente na Bahia e no Recôncavo. É uma grande manifestação cultural e ocorre em muitas cidades do estado, seus festejos recebem maior importância nas cidades de Cruz das Almas e Santo Antonio de Jesus, que lideram as comemorações, trazendo para esta celebração turistas da Bahia e do Brasil. As cidades oferecem como atrativo vários dias de festa, shows de artistas famosos, quadrilhas, comidas típicas do período, queima de fogueira, e, em Cruz das Almas, acontece a famosa Guerra de Espadas. Também conhecida em todo país, nesse período, atrai a mídia nacional para fazer a cobertura da brincadeira entre os visitantes e os moradores da cidade.

Fonte: wikipedia e Narradores do Recôncavo

 

Calendário Cultural de Jaguaripe:

JANEIRO

1
Festa de Bom Jesus dos Navegantes

2
Presente de Iemanjá

5
Boi Janeiro e Terno de Reis
Localização: Terreiro de Ogum, Distrito de Camassandí.

6
Festa da Burrinha
Manifestação que consiste em um homem montado numa burrinha artesanalmente criada que sai às ruas cantando canções de reisado. Foi uma manifestação criada pelo um homem chamado Sr. Cupertino, que em uma pescaria encontrou um tronco parecido com a cabeça de um burro então levou este tronco para a cidade e enfeitou com bandeirolas e saiu nas ruas da cidade cantando e o povo acompanhou. É festejado no dia 06 de janeiro um dia antes do Terno de Reis

7
Terno de Reis

8
Festa de Ogum Marinho
Localização: Distrito de Pirajuia.

Último final de semana
Festa de São Gonçalo
Padroeiro de Camassandí.

Último final de semana
Festa de Santo Antônio
Padroeiro de Mutá.

25 a 31

Festa de Janeiro
Romaria de Nossa Senhora dos Navegantes
Procissão fluvial e marítima.

Regata dos Navegantes

27
Festa de Oxossi
Localização: Distrito de Pirajuia.


FEVEREIRO

1
Festa do Gaspi

12
Jornada de São Gonçalo – Pirajuía

14
Regata Jaguaripe x Cacha Pregos (data móvel)
Romaria Marítima

Carnaval

Carnaval 2017

Último final de semana
Festa de São Benedito
Padroeiro de Camassandí.


MARÇO

Procissão de Ramos
Simboliza a ida do Cristo ao Monte das Oliveiras à Cidade de Jerusalém.


ABRIL

Quarta-feira Santa
Procissão do Encontro


MAIO

11
Concurso de Poesias

12
Emancipação Política

12
Regata de Canoas à Vela / Regata 12 de Maio


JUNHO

13
Festa de Ogum

Festa em Louvor a Santo Antônio

24
Festa de São João

29
Festa de São Pedro


JULHO

2
Dia da Independência da Bahia
Desfile da Cabocla.

29
Comemoração da Batalha do Funil
Batalha vencida pelo povo de Jaguaripe durante a luta pela Independência da Bahia.

Festa de Sultão das Matas

Festa de Nossa Senhora Santana


AGOSTO

16
Festa de São Roque
Procissão fluvial
Regata de Canoas à vela

Festa de Omolu, Obaluayê ou Xapanã

Festa de São Bernardo


SETEMBRO

7
Desfiles: Dia da Independência do Brasil

8
Festa de Nossa Senhora de Madre de Deus
Padroeira de Pirajuia.

27
Caruru para Cosme e Damião

Festa de Nossa Senhora da Conceição

Festa do Sagrado Coração de Jesus


NOVEMBRO

20
Dia da Consciência Negra

Festa de Nossa Senhora da Palma

Regata da Primavera


DEZEMBRO

4
Caruru de Santa Bárbara

8 a 18
Festa de Nossa Senhora d’Ajuda

Festa de Xangô
Localização: Distrito de Pirajuia.

19
Terno de Reis

31
Festa do Senhor do Bonfim
Romaria marítima


 

 


bannerdf

anuncio_jaguaripe

%d blogueiros gostam disto: