APA BTS

APA Baía de Todos os Santos

Promove o ordenamento do uso e ocupação da Baía de Todos os Santos, visando o desenvolvimento de atividades econômicas adequadas à conservação dos recursos naturais.

Localização e área

Localiza-se na maior baía do Brasil. Sua área é estimada em 800 km² envolvendo as águas e o conjunto de ilhas da Baía de Todos os Santos, sendo suas 54 ilhas pertencentes aos municípios de Salvador, Madre de Deus, Candeias, Simões Filho, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira, Saubara, Itaparica, Vera Cruz, Jaguaripe, Maragogipe e Salinas da Margarida.

Atributos Naturais

Região de grande beleza cênica e ecossistemas ricos em biodiversidade, apresentando extensas áreas de manguezais ainda bem conservados, principalmente na região da contra-costa da Ilha de Itaparica, na Baía de Iguape, em Salinas da Margarida e Jaguaripe; remanescentes de Florestas Ombrófila (Mata Atlântica) em ilhas como Itaparica, Frades, Matarandiba, Fontes, Bimbarras e Monte Cristo; e recifes de corais na costa das ilhas de Itaparica, dos Frades, Maré e na Laje da Ipeba.

Aspectos Relevantes

Ilha de Itaparica
Ilha dos Frades
Ilha de Maré
Ocorrência de sítios arqueológicos, com vestígios relativos a populações pré-coloniais, coloniais e pós-coloniais.
Ocorrem também diversas manifestações culturais de cunho religioso, como por exemplo, as procissões de Bom Jesus dos Navegantes, de Nossa Senhora das Neves, de Bom Jesus do Amparo e do Sr. de Vera Cruz.

Principais Conflitos Ambientais

Pesca com explosivos
Lançamentos de efluentes domésticos e industriais
Ocupação desordenada do solo
Desmatamento
Disposição inadequada de resíduos sólidos
Caça predatória
Extrativismo descontrolado de crustáceos e moluscos
Ocupação de áreas de preservação permanente

 

screenshot-www.ceama.mpba.mp.br 2015-04-15 13-54-37   MAPA DA APA BTS

Decreto de Criação da APA BTS.

Dec7595_apa_bts

 

 


Leave a Reply

bannerdf

anuncio_jaguaripe

%d blogueiros gostam disto: