Mutá

marisqueira_mutáFoto: Grupo Barlavento

O viilarejo de Mutá é conhecido pela bela praia, ótimo local para veranistas. Possui uma vocação para artesanato e pesca.

Importante ressaltar os saveiros de Mutá, que na década de 30 (1937, 1938 e 1939) até a década de 60, eram fonte de renda dos mutaenses. Citando aqui alguns saveiros: Nuvem Azul, Cisne Grande e Cisne Pequeno. Faziam o comércio de Nazaré para Salvador (Aguá de Meninos), além dos botes que levavam os pescados. Com a implantação do sistema de Ferry Boat, bem como novas vias de escoação por terra, este tipo de comércio enfraqueceu e os nativos de Mutá foram para a capital em busca do sustento para sobreviver. Os  Saveiros já não tinham mais utilidade. (Fonte: Eldo Paraiso Barbosa)


Foto:David Fadul

A arte criada em Mutá vem do mar, são peças feitas de conchas dos mais diversos tipos e modelos, uma atração a parte para os que visitam o local. Desde cedo, os jovens vão descobrindo a arte e a pesca como forma de ajudar os mais velhos nas atividades diárias, desta forma, é uma cultura passada de pai para filho. É comum encontrar moradores catando mariscos e tratando em plena rua, em frente as suas casas.

A paz e o sossego de Mutá são evidenciados quando se caminha pelas ruas calmas e tranquilas da vila. Não se ouve o barulho e os incômodos das grandes cidades.

Os habitantes são acolhedores e conhecidos pela sua longevidade, talvez porque a vida tranquila e saudável contribua com a saúde de cada um. Costumam dizer que Mutá é o brilho de Jaguaripe.

O samba de roda é bastante conhecido no Recôncavo, uma manifestação cultural que encanta a todos que visitam Pirajuía. É considerado como Patrimônio da Humanidade. O Grupo Sambadores de Mutá e Pirajuía é um dos mais importantes e contribuem para disseminar a cultura na região e em todo o Brasil.
Características: casas de veraneio contornam a areia clara e o mar tranqüilo do local.
Atrativos: boa para caminhadas e banhos.

Em outubro acontece a famosa e tradicional Regata da Primavera.

Mutá – Jaguaripe