Ecoturismo

Jaguaripe é um município grande, com predomínio da natureza. Privilegiada pela extensão, abriga fauna e flora remanescentes de Mata Atlântica, cachoeiras e rios que nascem e terminam dentro do seu território ou que correm direto para o mar. É vasta a quantidade de morros e vales de Jaguaripe, sem falar que é parte integrante da maior baía do Brasil, a Baía de Todos os Santos.

O município, pela sua grandeza e matas preservadas, permite que os aventureiros tenham muito o que explorar em suas terras. São trilhas que desembocam em cachoeiras belíssimas, para os amantes de uma boa pescaria e passeios de barco, os rios são ricos em peixes e vida marinha. Sem contar no acervo histórico que permite ao visitante um aprendizado sobre o início da colonização brasileira e sua expansão para o interior, bem como a formação dos quilombos oriundos dos escravos que fugiam ou que se tornavam livres.

Algumas das belezas locais já não podem ser mais aproveitadas livremente, isto porque no local há muitas propriedades privadas e boa parte das cachoeiras e rios passam por elas. Alguns dos proprietários já não concedem a livre entrada de visitantes e outros se aproveitaram da procura para lucrar com o turismo. Ainda assim, é possível realizar bons passeios, como por exemplo, conhecer a Cachoeira da Pancada Alta.

Quem curte uma boa pedalada pode explorar as terras de São Bernardo. Percorrer suas estradas de barros e trilhas contemplando a mata, os animais e como recompensa um bom banho nas águas do rio. Vale sempre lembrar aos ecoturistas que cuidar da natureza é cuidar de nós mesmos.

Dicas de locais para conhecer:

Ilha das Garças: As margens do Rio Jaguaripe e Rio Leão, tomada pelo manguezal, abriga mais de quatro espécies de garças (pardas, bracas, rosas e outras) e mariscos.

Praia Pontalete: É um banco de areia formado pelo encontro do Rio Jaguaripe e Rio da Dona, propício para banho.

Jorro: Localizada na Rua Caio Vasconcelos Neto, em Cações. Possui fonte de água corrente, potável, muito usada por banhistas e lavadeiras.

Prainha do Rio Mucujó: É uma extensão do rio de águas rasas, quando o rio está cheio, alcança mais ou menos a 1m, quando está secando, fica com a altura de alguns centímetros. Propício para o banho no meio do rio.

Lagoa do tanque: Localizada dentro da Fazenda do Tanque.

 


bannerdf

anuncio_jaguaripe

%d blogueiros gostam disto: