JAGUARIPE É UM DOS PRIMEIROS MUNICÍPIOS A RECEBER A VISITA TÉCNICA DO CONSÓRCIO QUE ESTÁ DESENVOLVENDO OS ESTUDOS DE DEMANDAS TURÍSTICAS NO ÂMBITO DO PRODETUR.

  • -

JAGUARIPE É UM DOS PRIMEIROS MUNICÍPIOS A RECEBER A VISITA TÉCNICA DO CONSÓRCIO QUE ESTÁ DESENVOLVENDO OS ESTUDOS DE DEMANDAS TURÍSTICAS NO ÂMBITO DO PRODETUR.

Category:MURAL

O Consórcio Nippon Koei LAC/Cobrape/Ruschmann realizou em janeiro/2017 visita técnica nos principais distritos turísticos de Jaguaripe. As ações tem como objetivo mapear a oferta turística atual da região, identificar as expectativas de turistas e prestadores de serviços turísticos, e fornecer subsídios para a definição de novos roteiros e intervenções físicas a serem implantadas para o desenvolvimento dos dois segmentos priorizados.

O trabalho, que foi iniciado na gestão anterior, segundo o ex-Diretor de Turismo do Município de Jaguaripe David Fadul, será de extrema importância pois definirá as necessidades que Jaguaripe tem em relação a infraestrutura do Turismo Náutico, Gestão Ambiental e melhoria dos serviços, principais focos do PRODETUR que terá um investimento de mais de 82 milhões de dólares em toda a Baía de Todos-os-Santos.

Segundo apurado pelo ex-Diretor, as visitas técnicas foram bastante proveitosas, os técnicos do consórcio tiveram um pouco de dificuldade em localizar os agentes do turismo no município, porém com auxílio de outras fontes de informação, conseguiram ter os elementos necessários para gerar um produto final que ainda será formatado e apresentado aos gestores do projeto.

A impressão que o grupo teve de Jaguaripe foi a melhor possível, pudera, o município tem todos os elementos necessários para desenvolver diversos segmentos turísticos, o que nunca aconteceu efetivamente em toda sua história, nas mais diversas gestões municipais.

Entenda um pouco o trabalho do Consórcio:

“O Consórcio Nippon Koei LAC/Cobrape/Ruschmann está desenvolvendo, desde agosto de 2016, estudos sobre a demanda turística atual e potencial da Baía de Todos-os-Santos (BTS), com foco nos segmentos de turismo náutico e cultural. O trabalho foi contratado pela Secretaria de Estado do Turismo no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Nacional Bahia, e tem como objetivo mapear a oferta turística atual da região, identificar as expectativas de turistas e prestadores de serviços turísticos, e fornecer subsídios para a definição de novos roteiros e intervenções físicas a serem implantadas para o desenvolvimento dos dois segmentos priorizados.

Para a transformação da Baía de Todos-os-Santos em um polo turístico ainda mais competitivo, o governo do Estado vai investir U$ 84,7 milhões, dos quais US$ 50,8 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Os recursos serão destinados a obras de infraestrutura náutica, melhoria dos serviços e da gestão ambiental para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo e geração de emprego, proteção do patrimônio cultural, educação socioambiental e controle de resíduos sólidos nos 18 municípios situados no entorno da Baía.

O Prodetur Nacional, concebido em parceria com o BID, tem como objetivo fortalecer a Política Nacional de Turismo e consolidar a gestão turística de modo democrático e sustentável, alinhando os investimentos regionais, estaduais e municipais a um modelo de desenvolvimento turístico nacional.

Pesquisa de Campo

Os estudos realizados pelo Consórcio têm como foco sete destinos turísticos da BTS: Ilha de Itaparica (Itaparica e Vera Cruz), Maragojipe, Salvador, Salinas da Margarida, São Francisco do Conde, Cachoeira e Jaguaripe.

A pesquisa da demanda atual é realizada in loco, em pontos estratégicos nos sete destinos, com turistas domésticos e internacionais e prestadores de serviço dos segmentos náutico e cultural. Com base nas informações coletadas mediante a aplicação de questionários padronizados será analisado o perfil desses turistas, assim como o tipo e qualidade dos serviços oferecidos e os produtos mais procurados

Para o dimensionamento da demanda potencial, além dos dados obtidos da pesquisa de campo na BTS, são realizadas entrevistas, via telefone e e-mail, em três destinos internacionais (Estados Unidos, Argentina e Portugal), três destinos nacionais (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) e três destinos estaduais (Salvador, Ilhéus e Camaçari). A equipe de projeto conta com consultores especializados no levantamento de informações do segmento de turismo, no Brasil e no exterior.

Para o diretor do projeto, engenheiro Carlos Eduardo Curi Gallego, e a coordenadora técnica, turismóloga Juliana Cardoso, os estudos de demanda são fundamentais, pois, é a partir dos subsídios fornecidos por eles que se desenhará o Projeto Integrado de Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos-os-Santos. A meta é buscar a sinergia entre os dois segmentos, de modo que se desenvolvam de forma interdependente e complementar, contribuindo para aumentar o fluxo de turistas e, com isso, alavancar a economia sustentável local. “